Consultoria Empresarial e Formação Gerencial

Projetos desenvolvidos de acordo com as necessidades, desafios e momento específico da empresa. Atuação conjunta com institutos de pesquisa e outros consultores de reputação consolidada no mercado.

9 ÁREAS DE ATUAÇÃO

1) Entendimento e estruturação dos resultados econômicos da empresa (Painel Econômico):

  • Como se constrói o resultado econômico-financeiro da empresa (lucro líquido como objetivo).
  • Formação das receitas (global, por produtos / serviços, por unidades de negócio, por mercados).
  • Formação dos custos (esforço relacionado diretamente à geração da receita).
  • Detalhamento das despesas administrativas (manutenção do negócio).
  • Impostos e demais tributos pagos.
  • Outras receitas e despesas que impactam o resultado econômico-financeiro.
  • Resultado final: competitividade e busca constante da lucratividade.
  • Alinhamento dos gestores / decisores para atuarem responsavelmente de modo a construir valor para a empresa.

2) Desenvolvimento e alinhamento da empresa para o Plano Estratégico:

  • Definição do Negócio, Missão, Visão e Valores Corporativos – Ideologia Estruturadora.
  • Análise SWOT (forças / fraquezas / oportunidades / ameaças) geral e para as unidades de negócio.
  • Definição dos objetivos estratégicos gerais e por unidades de negócio.
  • Desdobramento da estratégia geral em Planos de Ação (prazo, responsável, resultado esperado, definição da ação, justificativa estratégica da ação, indicador de desempenho, investimento previsto).
  • Definição dos indicadores de performance – método Balanced Scorecard.
  • Acompanhamento para monitoramento dos resultados, solução de problemas e melhorias pelo PDCA.
  • Formação da cultura e valor para o mercado – gestão profissional.

3) Desenvolvimento do Plano de Marketing e Gestão Comercial: 

  • Implementação do produto / serviço, preço, logística / canais de distribuição e comunicação.
  • Definição das características do mercado, segmentação, público-alvo e posicionamento.
  • Gestão da marca e atributos para diferenciação dos concorrentes.
  • Análises e orientações para o desempenho comercial e gestão da força de vendas (curva ABC, matriz BCG e McKinsey-GE, resultados por canais, por produtos / serviços, por mercados, ações direcionadas, estabelecimento de metas, perfis psicológicos dos clientes e abordagens adequadas, preparação para resultados superiores em vendas).
4) Comportamento e perfil dos clientes, ações para relacionamento, análises de rentabilidade por segmentos distintos.
5) Gestão Comercial e desenvolvimento da postura proativa a mercado / “vendedor empreendedor”.

6) Inteligência competitiva e mercadológica: indicadores internos + indicadores externos (monitoramento e benchmarking).

7) Apoio à comunicação institucional e direcionada por perfil de clientes.

8) Análise da conjuntura econômica, tendências e desafios setoriais para tomada de decisões.

9) Mapeamento da cadeia produtiva e oportunidades para captura de valor / sinergia para resultados.

 

 

Clientes atendidos por Carlos Gustavo Caixeta, professor da FDC (Fundação Dom Cabral) e consultor empresarial. Empresas atendidas por consultoria empresarial e formação gerencial. Carlos Gustavo Caixeta: Fiat, Sebrae, Usiminas, Patrus, Amis, Cemig, Martins, Na Trilha Produções e outros.

Livros: Marketing de Relacionamento; O Oráculo da Vida Profissional. DEC Diagnóstico estratégico competitivo.

 

image_pdfimage_print